Que fauna estamos construindo?
A palavra fauna é o termo coletivo para a vida animal e isso nos dá uma impressão de que é algo distante de nós, longe do ambiente em que vivemos, como se o lugar destes animais fossem isolados em relação ao nosso.
Há uma mistura variada de animais domésticos e urbanos nessa selva de pedras em que construímos e habitamos. Pássaros, gatos, cachorros, ratos, insetos, uma infinidade deles. É espantoso ver as rápidas mudanças que alguns animais sofrem e/ou sofrerão para terem chance de sobrevivência nesse ecossistema.
Sistema esse que possuem características desagradáveis em comparação ao que conhecemos como natureza: são inúmeros prédios, fios por todo lado, poluição de todos os tipos, fazendo que alguns desses animais, se adaptem com esse ambiente; como é o caso das pombas, que se alimentam principalmente de lixo, restos de alimentos humanos e que, inclusive, podem transmitir doenças.
Não sou nenhum especialista da área, mas tenho certeza que não quero isso para o futuro de minhas crianças. Por mais utópicos que sejam meus sonhos, acredito em um futuro mais sustentável e consciente sem abrir mão das tecnologias.
Por isso faço novamente a pergunta!